PUBLICADO DIA 21/07/2025
Como manter a saúde em dia durante o inverno e as férias escolares.
Com o início do inverno e a chegada das férias escolares, o mês de julho altera rotinas e traz mudanças climáticas significativas que merecem atenção especial. Em meio a época de descanso e às baixas temperaturas, a saúde pode sofrer complicações de várias formas, necessitando de cuidados redobrados com a alimentação, a prevenção de doenças e o bem-estar, principalmente das crianças.
Pensando nisso, o Hospital São Lucas reuniu orientações essenciais para que esse período seja aproveitado com segurança e saúde em 100%.
O que fazer para prevenção de doenças respiratórias?
Durante o inverno, há um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias como resfriados, bronquites e sinusites. Este ano os casos de Influenza (um tipo de gripe com sintomas mais agressivos) têm sido cada vez mais comuns. Nesse período, o frio incentiva a permanência das pessoas em ambientes fechados, mais quentes e com ausência de ventilação, facilitando também a transmissão de vírus e bactérias existentes no ambiente. Por isso, é de suma importância manter os espaços bem arejados, higienizando com frequência as mãos e, em caso de sintomas, procurar atendimento médico.
Boa alimentação e exercícios físicos também são essenciais e servem como uma forma de fortalecer o organismo. Sopas com vegetais variados, frutas cítricas ricas em vitaminas, chás e outros alimentos, além de possibilitarem receitas saborosas, quentes e nutritivas, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.
Manter o corpo em movimento, por sua vez, como caminhadas e outras atividades em família, além de contribuir para a saúde, mantém as crianças com uma rotina saudável durante as férias e auxilia na diminuição do uso de telas.
Além disso, a vacinação é outro ponto fundamental. A imunização contra a gripe reduz riscos de complicações, transmissão da doença e até possíveis internações por sintomas expressivos. Manter a carteira de vacinação em dia é uma atitude de cuidado coletivo e individual.
Cuidados com a pele:
No inverno, os riscos não são apenas com o sistema respiratório, a pele também sofre com os efeitos climáticos. Ressecamentos, rachaduras e desconfortos são comuns e, para prevenir e auxiliar positivamente nesse cuidado, é recomendado utilizar hidratantes específicos, evitar banhos muito quentes e manter o consumo adequado de água e líquidos quentes, como chás, que podem auxiliar também na hidratação do corpo.
Compromisso com sua saúde em todas as estações!
Em todas as épocas do ano, o Hospital São Lucas está preparado para cuidar de você e de sua família com uma estrutura completa, atendimento humanizado e equipe especializada. Neste mês de temperaturas baixas e férias escolares, mais do que nunca, reforçamos o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade.