Qual é a relação entre a alimentação da mãe e a amamentação?

PUBLICADO DIA 17/03/2023

 

Apesar da alimentação variar consideravelmente entre as pessoas, o leite materno, apresenta composição semelhante para todas as mulheres que amamentam. O único fator que altera a composição do leite materno é a desnutrição da mãe.

Logo após o parto, caso a mulher não tenha reservas ou o consumo adequado de nutrientes, pode haver impacto na produção do leite materno e seus nutrientes. Essa produção é estimulada pela sucção do leite pelo recém-nascido e a qualidade do leite possui relação direta com a alimentação feita pela mãe.

Conheça agora algumas dicas de como deve ser a alimentação materna:

— Mantenha a alimentação saudável e equilibrada;

— Evite longos períodos de jejum;

— Fracione as refeições, no máximo entre 3 e 4 horas;

— Hidrate-se com água e demais líquidos;

— Consuma peixe, salmão ou sardinha, 2 a 3 vezes por dia para aumentar a ingestão de ômega 3.

— Consuma regularmente fontes de cálcio (leite e derivados, vegetais de cor escura);

— Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras e doces;

— Reduza o consumo de cafeína;

— Evite o consumo de álcool durante o período de amamentação, pois, isso pode ser prejudicial para o bebê e afetar a produção de leite;

— Modere o consumo de chocolate;

— Procure manter a alimentação habitual, semelhante a que foi realizada durante a gestação, com ênfase nos hábitos saudáveis;

— Não faça restrições alimentares sem orientação de um médico ou nutricionista.

Para as mamães vegetarianas recomenda-se observar o risco de hipovitaminose B (falta de vitamina B) nas crianças. É importante também certificar-se de que estejam ingerindo a quantidade ideal de proteínas.

O São Lucas Hospital é Amigo da Criança e incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida. Contamos com uma equipe especializada e focada nos cuidados pós-parto das mamães e nos cuidados com os recém-nascidos, com foco especial na amamentação.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein