SIPAT 2020: TEMAS E REFLEXÕES PARA E POR UMA VIDA MELHOR.

PUBLICADO DIA 04/11/2020

 

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, conhecida pela sigla CIPA, é uma comissão atuante no combate a acidentes e doenças causadas no trabalho em prol da preservação da vida e da saúde do trabalhador. Uma das ações promovidas pela CIPA é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), sendo este um evento anual obrigatório, conforme previsto na Norma Reguladora 5 (NR-5). A SIPAT deste ano (2020) tem como proposta temas sobre: saúde mental; qualidade de vida e hábitos saudáveis; estresse e relacionamento interpessoal; álcool, tabaco e outras drogas; segurança nas organizações; otimização do tempo; e separação correta do lixo.

A seguir, abordaremos alguns destes temas, buscando levá-los, de forma sintetizada, ao conhecimento do público geral.

 

 

SAÚDE MENTAL:

 

A depressão é uma doença que acomete cerca de 17 milhões de brasileiros e se dá a partir de alterações nos neurotransmissores do cérebro (serotonina, noradrenalina e dopamina), tendo diversas causas possíveis, que podem ser desde fatores genéticos a origens externas, como traumas vivenciados ou, ainda, resultante do uso de drogas, incluindo medicamentos. Se pensarmos nos impactos causados pela depressão sobre um trabalhador e as suas atividades laborais, podemos citar sintomas como a tristeza profunda e contínua, o cansaço e indisposição constante, desconcentração, dores no corpo, alterações no apetite, sono, etc.

 

 

QUALIDADE DE VIDA E HÁBITOS SAUDÁVEIS:

 

Em média, o tempo de trabalho diário tem 8 horas de duração e envolve atividades repetitivas. Contudo, a maioria das pessoas que vivem essa rotina não equilibram isso com hábitos saudáveis, como as atividades físicas, o sono regulado ou a boa alimentação, por exemplo, provocando quadros de estresse e desgaste que são prejudiciais à saúde e ao próprio rendimento no dia a dia.

 

 

ESTRESSE E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL:

 

A vida moderna mudou a forma como as pessoas trabalham e as funções desempenhadas, em sua maior parte, envolvem mais as atividades mentais do que as físicas. O trabalho excessivo da mente leva muitas pessoas ao estresse crônico, o que leva ao surgimento de sintomas como a insônia, as dores de cabeça, a inquietação, as falhas na concentração e na memória, ganho ou perda abrupta de peso, baixa imunidade, etc. Junto a estes sintomas do corpo, podem ser relacionados ainda as manifestações emocionais, que estão relacionadas ao humor, aos sentimentos e às percepções humanas.

Lidar com o estresse requer, muitas vezes, recorrer a uma psicoterapia, de modo que sejam adotadas estratégias para administrar e enfrentar os estressores, além do desenvolvimento da resiliência. No que tange ao trabalho, quando as organizações abordam o relacionamento interpessoal, há a possibilidade de se minimizar o estresse crônico e, consequentemente, os impactos causados por ele, sem contar que é uma forma de promover o respeito, o reconhecimento e a satisfação no ambiente de trabalho, criando novas oportunidades e resultados que beneficiam a todos.

 

 

ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS:

 

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), as drogas podem ser substâncias naturais ou sintéticas, sendo a sua principal característica a capacidade de modificar o funcionamento do organismo. O quão elas podem alterar as funções metabólicas e emocionais depende de uma série de fatores, como: composição da droga; a forma como ela é usada; quem está fazendo uso, uma vez que os efeitos diferem de indivíduo para indivíduo, etc.

Em um primeiro momento, os efeitos causados pelas drogas tendem a causar prazer e relaxamento nos usuários, que buscam tal "bem-estar" de forma desmedida, iniciando, assim, o consumo diário e ininterrupto das substâncias de sua preferência (álcool, tabaco, as ilícitas, entre outras). O uso abusivo leva à dependência que, por sua vez, vem a desencadear doenças crônicas a médio ou longo prazo, entre elas cânceres e doenças do sistema respiratório e circulatório. Este é tanto um problema da saúde quanto um problema social e muitas ações vêm sendo feitas para conscientizar a população sobre os malefícios do uso de drogas, na tentativa, principalmente, de reduzir a iniciação ao consumo.

 

 

SEGURANÇA NAS ORGANIZAÇÕES:

 

A cultura de segurança do trabalho nas organizações visa garantir a segurança dos funcionários e a prevenção de acidentes, por meio de normas e práticas implementadas no ambiente de trabalho. Quando a cultura de segurança está presente em uma organização, todos ganham significativamente com isso, pois os riscos de acidentes são reduzidos praticamente à estaca zero e gera confiança na relação entre empregado e empregador, o que também traz aumentos na produtividade do trabalho.

 

 

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO:

 

Um tempo bem otimizado ajuda a melhorar os rendimentos em qualquer ambiente de trabalho. Para isso, é importante que algumas prioridades sejam previamente estabelecidas, de modo que a má gestão de tempo possa ser superada, caso ela esteja ocorrendo.

O passo inicial é definir quais são as atividades prioritárias, sendo a listagem de tarefas uma técnica poderosa nesse sentido, uma vez que ela auxilia no levantamento do que foi requisitado e na organização dos prazos a cumprir. Estipular metas também é um passo primordial, porque além de servir como um direcionamento quanto aonde se quer chegar, também possibilita que estratégias que atendam tal finalidade sejam traçadas.

A delegação de tarefas às pessoas confiáveis e capacitadas evitam a procrastinação e a postergação de atividades importantes, o que não só otimiza o tempo como também disponibiliza um período que, até então, era usado indevidamente.

 

 

SEPARAÇÃO CORRETA DO LIXO:

 

Embora muitos de nós não tenhamos uma consciência esclarecida acerca desse assunto, a matéria-prima da natureza é uma fonte de recursos limitada e que não tardará a se esgotar. Todavia, a reciclagem dos resíduos produzidos pelo ser humano é uma forma de combater a destruição causada ao meio ambiente e poupar que muitos desses recursos se esgotem em pouco tempo.

É válido ressaltar que a reciclagem, além de dar o destino apropriado aos resíduos e reduzir a disposição inadequada do lixo, ela também gera economia de água e energia, por exemplo. Segundo os dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil se produz cerca de 625 a 1.250 toneladas de lixo hospitalar diariamente e 87% dele não apenas não é reciclado como também é lançado a céu aberto ou em aterros sem qualquer controle sanitário. Estes dados podem servir para refletirmos se estamos dando o destino correto aos resíduos, que, por sua vez, estão classificados em cinco grupos (de A a E): A) Potencialmente infectantes; B) Químicos; C) Radioativos; D) Comuns; E) Perfurocortantes. A reciclagem também é uma forma de salvar vidas!

 

LEI DO USO DE EPIS:

 

A sigla EPI é uma referência aos Equipamentos de Proteção Individual, cujo uso é obrigatório a todos os trabalhadores que atuam em alguma função ou atividade que exponha sua saúde e/ou segurança sob algum risco. A obrigatoriedade do uso de EPIs passou a ter validade com a Lei Nº 6.514/77 da CLT e a regulamentação sobre os EPIs encontra-se na Norma Regulamentadora 6 (NR-6), de modo a garantir a segurança do empregado em seu espaço de trabalho.

É válido ressaltar que os EPIs devem ser usados para quaisquer atividades de risco à saúde ou segurança do funcionário, independente da área de atuação ser ou não perigosa ou insalubre; já o profissional responsável por identificar e orientar sobre riscos, bem como fiscalizar e monitorar a aplicação desta norma, é o técnico de segurança do trabalho.

O descumprimento da obrigatoriedade do uso de EPIs é passível de advertência, seguido de suspensão e até mesmo demissão por justa causa.

 

Por conseguinte, buscamos apresentar os principais temas abordados na SIPAT 2020, uma ação promovida pela CIPA com o objetivo de levar a informação aos seus participantes e à comunidade de modo geral. Esperamos que esta leitura tenha sido proveitosa, caro(a) leitor(a), pois a transformação começa pela conscientização.

Obrigado pela sua atenção!