MOBILIZAÇÃO ORIENTOU QUANTO À DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

PUBLICADO DIA 16/11/2018

O recém-inaugurado Banco de Leite Humano São Lucas logo entrará em funcionamento. Para garantir que as mães estejam mobilizadas a ajudar, o Hospital e o Rotary Club Amizade realizaram recentemente uma mobilização na praça central de Pato Branco. Além de divulgar o início das atividades do Banco de Leite, os profissionais orientaram quanto à prática correta da doação com relação ao preparo da mãe, coleta e armazenamento do leite. 

A doação é feita em potes devidamente preparados. Cada um deles pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro 1ml já é o suficiente para nutrí-lo a cada vez que ele for alimentado. Com o leite materno os bebês têm mais chances de recuperação e ficam protegidos de infecções diarreias e alergias.

Esse generoso ato beneficia não apenas às crianças, mas também às mães lactantes, uma vez que a produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz. 

No Banco, todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser ofertado a um bebê internado.