2ª JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA FOI REALIZADA

PUBLICADO DIA 02/10/2018

O Congresso que envolveu profissionais de saúde de todo o Sudoeste do Paraná, foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro e teve como um dos temas principais o tratamento da Endometriose e a Sífilis durante a gestação.

De acordo com o Diretor Técnico do São Lucas Hospital, o médico Ginecologista Dr. Igor Chiminacio, a sífilis hoje é um grave problema de saúde pública e é imprescindível que todos os segmentos de atendimento médico discutam, elaborem e executem meios de erradicar o problema. “Não podemos ignorar o fato de que temos, hoje, uma epidemia da doença no mundo todo e em especial no Brasil. A situação é alarmante inclusive em Pato Branco. E esta doença causa casos de má formação óssea em bebês. É claro que medidas preventivas devem ser tomadas urgentemente, mas acreditamos que o debate entre profissionais e autoridades no setor podem resultar em medidas para sanar com esse grave problema de saúde pública”, disse.

A conferência abordou dois importantes temas: a Endometriose e Infertilidade, Mito ou Realidade? E Propedêutica das Anomalias Congênitas. Já as mesas redondas trataram da: Atualização em Endometriose, Avaliação da Vitalidade Fetal e Atualização em Anticoncepção. Além do debate sobre Sífilis na Gestação e da palestra sobre Rastreamento do câncer de mama, onde estamos? Ainda vale a pena fazer mamografia.

A 2ª Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia foi promovida pelo HOSPITAL SÃO LUCAS em parceria com a Sociedade Paranaense de ginecologia e obstetrícia - SOGIPA e a Faculdade de Pato Branco - FADEP. O encontro foi realizado no Auditório Fadep e reuniu médicos, profissionais de saúde e estudantes de medicina.