SÃO LUCAS HOSPITAL RETORNOU O ATENDIMENTO NA CTI NEONATAL

PUBLICADO DIA 05/09/2018

Depois de um mês fechado para esterilização total e reformas pontuais, a CTI do São Lucas Hospital retornou às atividades normais.

“Suspeitamos da possibilidade de existência de uma bactéria dentro do CTI, e como levamos muito a sério a segurança de nossos pacientes, optamos por fazer a paralização do atendimento para investigar se de fato existia algum tipo de risco”, explicouDiretor Técnico do São Lucas Hospital, o médico obstetra Dr. Igor Chiminácio.

O Diretor explicou ainda que o Hospital aproveitou a oportunidade para fazer uma reforma nas instalações do CTI. “Há algum tempo intencionávamos fazer melhorias em nossa estrutura e optamos por realizar neste período de fechamento. Foi realizada a adequação do fluxo de entrada de pessoas, a melhoria da posição das incubadoras, também a implantação de um novo sistema de lavagem de mãos, além de correções no piso e no encanamento”, disse.

Para não deixar a população sem atendimento o São Lucas buscou ajuda junto à 7ª Regional de Saúde Secretaria de Saúde, SAMU e Policlínica, e manteve em funcionamento com 4 leitos de UTI provisórios.

Chiminacio afirmou ainda que a UTI já retomou 100% das suas atividades e opera com algumas novidades que garantem mais segurança para os pacientes. “Uma das mudanças mais significavas foi realizada no sistema de higienização das mãos, que agora passa a ser baseado na utilização de um tipo especial de álcool, nos permite eliminar a ocorrência de casos de infecção”, concluiu.