INSTALAÇÃO DO BANCO DE LEITE HUMANO EM PATO BRANCO ESTÁ PRÓXIMA

PUBLICADO DIA 31/03/2018

Mais um passo foi dado em direção à implantação do primeiro Banco de Leite Humano do sudoeste paranaense. Nesta semana, foi realizada uma reunião de sensibilização e planejamento para definir as novas ações que serão tomadas no sentido de estruturar o projeto e providenciar a sua execução.

De acordo com o Diretor Clínico do São Lucas, Mauro Mattia, o Banco de Leite Humano é um sonho antigo do Hospital que tem como grande parceiro o Rotary Pato Branco Amizade. “Já é público que nós temos um carinho especial pelo atendimento dedicado às mães e crianças e, por este motivo, não medimos esforços para implantar este projeto que tanto vai beneficiar as crianças internadas nas UTIs de toda a nossa região. O leite materno é essencial para a recuperação destes bebês prematuros ou que enfrentam algum tipo de dificuldade para se alimentar”, explicou.

Compareceu à reunião, Márcia Benvenuto de Oliveira, do  Banco de Leite Materno do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Ela explanou sobre a parte técnica de implantação do projeto e também orientou sobre qual a melhor maneira de sensibilizar a população. “Pato Branco está de parabéns por esta iniciativa. Fico feliz em perceber o quão avançado está o desenvolvimento do projeto. O São Lucas e Rotary, bem como os demais envolvidos, também merecem nosso reconhecimento pelas ações muito bem estruturadas. Em breve, o banco vai ajudar a alimentar muitas crianças”, afirmou.

O projeto do Banco de Leite está na fase de implantação, sendo que a parte estrutural encontra-se totalmente organizada e os projetos já encaminhados para a vigilância sanitária para a liberação dos alvarás de funcionamento. Quanto aos recursos para aquisição de equipamentos doados pelo Rotary Internacional, o Diretor Clínico explicou que já estão depositados em uma conta bancária em Pato Branco. “Agora dependemos apenas do prazo de entrega de alguns equipamentos, porém, estimamos que até o fim do ano nosso projeto esteja em pleno funcionamento e beneficiando diversas famílias de nossa região”, disse Mattia.

O encontro contou com a presença da Presidente do Rotary Amizade, Izabelle Ribas Amadori, do Pediatra do Rotary, Julio César Pereira Dias, da Coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno do Paraná, Cibele Domingues Prado da Luz, além de representantes da rede de apoio: 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Secretaria Municipal de Saúde, Hospitais Policlínica e Tereza Mussi, Instituições de Ensino, Rotary, Pastorais e do Diretor Superintendente do São Lucas Hospital, Sérgio Wolker, e do Presidente do Issal, Dr. João Petry.