INSTALAÇÃO DE HOSPITAL MICRORREGIONAL SÃO LUCAS FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

PUBLICADO DIA 08/11/2017

A instalação de um Hospital Microrregional do Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco - ISSAL - esteve em constante discussão, durante uma série de audiências públicas realizadas entre os dias 23 e 31 de outubro, nos municípios de Bela Vista da Caroba, Capanema, Planalto, Pérola do Oeste e Realeza.

Os encontros foram organizados com o objetivo de discutir a viabilidade de instalação de um Hospital para atender à microrregião de Realeza-PR. O assunto vem sendo debatido desde meados de 2016, porém a discussão foi intensificada após um incêndio ter ocorrido no Hospital Imaculada Conceição, em fevereiro deste ano. Atualmente, existem dois projetos em apreciação, e a comunidade avalia como positiva a possibilidade de uma implementação conjunta, uma vez que elas podem atuar simultaneamente, com atuações complementares, ampliando o quadro de especialidades disponibilizadas à população.

De acordo com o Diretor Clínico do São Lucas, Mauro Mattia, a proposta do ISSAL foi elaborada a partir de um estudo técnico especializado, que levou em consideração dados estatísticos referentes a 32 meses de morbidade hospitalar de 32 meses da Microrregião, além de dados epidemiológicos, demográficos e geográficos que demonstraram a viabilidade de execução do projeto.

A intenção do São Lucas é de instalar o Hospital Microrregional no perímetro urbano de Realeza. Quando questionado sobre as vantagens da proposta, Mattia defendeu que o projeto traz inúmeros benefícios à população, não apenas do município em questão, mas também de mais 15 cidades que compreendem a microrregião. “Na formatação apresentada ele fortalece o serviço de atenção hospitalar, diminuindo inclusive a dependência com o atendimento do polo de Francisco Beltrão. Lembrando que somados, o número de pacientes destas localidades fica em torno de 150 mil e, considerando que a média de casos encaminhados a Francisco Beltrão é de aproximadamente 800/mês, a instalação do Hospital Microrregional virá suprir cerca de 50% desta demanda. Na prática isso quer dizer atendimento especializado mais ágil e próximo da população”, justificou.

Questionado sobre o posicionamento estratégico da nova unidade de saúde, Mattia argumentou que o contexto deve ser considerado principalmente observando a comodidade dos pacientes. “Nosso trabalho é sempre pensado no melhor para os pacientes e fazemos isso de uma maneira humana e abrangente. Se por um lado o acesso e o estacionamento parece favorecido com o Hospital fora da cidade, por outro lado temos que levar em consideração que estando no perímetro urbano, o paciente tem acesso a tudo que precisa e com a possibilidade de escolha e economia. Muitas vezes ele precisa pesquisar para comprar um remédio, fazer exames ou ainda para necessidades básicas como de alimentação”, explicou. 

O projeto do ISSAL também tem como diferencial disponibilizar o serviço de ortopedia. “Entendemos que esta é uma especialidade essencial para oferecer um atendimento realmente completo às pessoas, principalmente porque a ortopedia, hoje, representa aproximadamente 25% dos casos encaminhados a Francisco Beltrão”, disse Mauro Mattia. 

 

As audiências públicas que debateu a instalação do Hospital Microrregional foram promovidas pela Administração Pública dos municípios, com a participação da 8ª Regional de Saúde – microrregião de Francisco Beltrão e do Sebrae.